Página Inicial Página Inicial
Versão

Tefé, Amazonas,



 
 


CIEAC

O Centro Itinerante de Educação Ambiental e Científica Bill Hamilton - CIEAC é uma estrutura flutuante e móvel, destinada à realização de atividades educativas para crianças, jovens e adultos relativas ao uso sustentado dos recursos naturais nas áreas das Reservas de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Amanã.

Possui uma área de 476 m2 e está equipado com uma espaçosa sala de aula de múltiplos usos, um laboratório, biblioteca e sala de áudio-visual, e dormitórios que podem alojar até quarenta alunos. Utiliza-se de sistema híbrido de energia ( solar e termodiesel) para iluminação, para uso de equipamentos de informática e para funcionamento do sistema de abastecimento e tratamento d'água, e tem sistema de infra-estrutura sanitária adequado às áreas alagadas.

Sua estrutura móvel possibilita o deslocamento para qualquer ponto das reservas, ampliando o público alvo e variando de acordo com a programação anual. Atualmente está baseado no Lago Tefé, em frente à cidade de Tefé.

O conjunto de atividades programadas envolve as populações ribeirinhas e urbanas, profissionais de áreas multidisciplinares, com uso de diversos recursos, em especial da arte educação, direcionados à disseminação de conhecimentos científicos e tecnológicos sobre a biodiversidade dos ecossistemas das florestas alagadas e uso sustentado dos recursos naturais nesta região.

Foi construído em 2001 com recursos do programa Educação para Ciência e Tecnologia do CNPq/MCT e com recursos adicionais do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá -IDSM.

A partir de abril de 2003, a principal fonte de recursos para o desenvolvimento de suas atividades e para sua manutenção são oriundos do Programa Esso Mamirauá de Educação Ambiental.

Seu nome homenageia o famoso cientista britânico William Donald Hamilton que esteve várias vezes nas florestas alagadas das reservas Mamirauá e Amaná, realizando pesquisas que contribuíram para a sua destacada Teoria sobre a Genética do Altruísmo.

Conheça um pouco sobre Bill Hamilton
http://www.unifr.ch/biol/ecology/hamilton/hamilton.htm

 




Veja outros colaboradores do Instituto


Copyright © 2001 | Mamirauá               Desenvolvido pela CAINTERATIVA               Melhor Visualzado em IE 4.0 ou superior