Jessica Stern, researcher for Human Rights Watch Lesbian, Gay, Bisexual and Transgender Rights Program
Lesbians in South Africa face abuse and violence simply for not fitting social expectations of how women should look and act.
 
subscribe Email:

 

testemunho

Last Updated: September 2, 2000

Page: 1


Cores de Amores no. 4

Setembro 2000: Chamo-me Thofi sou Africano tenho 25 anos e sinto-me atraído naturalmente por pessoas do mesmo género, isto é por outros homens. Não fui seduzido, recrutado ou ensinado a ser homossexual... não fiz, portanto, uma escolha consciente de ser Gay, mas sinto orgulho da minha personalidade individual, da qual a minha sexualidade é parte integrante. Sou uma pessoa em paz comigo mesmo.

Todas as manhãs acordo consciente do meu género. Sou um homem, com todas as características físicas do ser masculino, - por coincidência sou homossexual e não tenho que me desculpar por isso. Do mesmo modo, podería ser de descendência Ronga, Swazi, ou Tswana - por coincidência nasci em África e sou negro e não tenho que me desculpar por isso.

Quando me apresento às pessoas, não digo : "Alo chamo-me Thofi, sou negro e Gay". E se alguem me perguntar porque é que não disse que sou Gay, respondo: "Tambem não me dissestes que eras heterossexual". Não tenho que justificar a minha cor de pele, o meu género,nem a minha sexualidade, pois eles não resultam da minha escolha consciente, mas sim de coincidências da natureza!

O que me irrita na sociedade é a necessidade que os outros têm de nos fazer justificar o que somos e a insistência em fazerem-nos perguntas como: E verdade que nunca fizeste sexo com uma mulher? Nunca mesmo?! Eu podería perguntar: "E tu, nunca fizeste com outro homem? Devias tentar, é a melhor experiência da vida !

Por vezes, a ignorância das pessoas leva-me a imaginar os meus pais a dizerem-me, na altura da minha puberdade : "Filho chegou a altura de escolheres se queres ser heterossexual ou homossexual. Lembra-te, se escolheres a homossexualidade, serás perseguido, discriminado e vítima de preconceito." Julgam mesmo que eu iria escolher a homossexualidade e sofrer as humilhações da sociedade?! Pergunto aos heterossexuais : "E voces, são heterossexuais porque escolheram?"

Olhem para mim como um homem. Não me abano quando ando, não gesticulo com a mãozinha descaída, nao uso calças super-apertadas, nem falo "gayes". Tambem não tento imitar o comportamento heterossexual.

Como qualquer pessoa com princípios (os gays, tambem têm princípios, sabiam?), nao me sinto atraído, nem tento engatar todo qualquer homem que me aparece pela frente. Não somos por definição mais promíscuos do que os heterossexuais. Como toda a gente, tambem nos apaixonámos iniciamos e terminamos relações.

O que faço no meu quarto, com o meu companheiro, só a nós diz respeito!

Estigmas sociais sempre existirão e, embora haja estudos suficientes, académicos e científicos sobre a natureza da homossexualidade, muito ainda tem que ser feito para proteger os direitos humanos básicos de todos nós. Heterossexuais e Homossexuais.

Eu continuo a ser quem sou, dou a minha contribuição para uma melhor coexistência entre a sociedade e aspectos da minha personalidade - homem negro e Gay .


"AGORA SE ME DÃO LICENÇA , TENHO A MINHA VIDA PARA VIVER"


 



[Print Version] [Send to Friend]

Previous Stories
Forgive Me
 [more]

nigeria slammed over anti-gay legislation
NIGERIA – April 20, 2006: Some 60 Euro-MPs have called on the Nigerian government to abandon proposed legislation that will ban same-sex relationships and LGBT organisations. [more]
ARCHIVES >>
 

Home  |  Who We Are  |  Search  |  Donations  |  How to Get Involved  |  Contact Us  | Our Partners