Ir para conteúdo



O Globo Online

Blogs

 Clique para assinar O Globo

Previsão do Tempo

solnuvens

Rio de Janeiro
Outras cidades

  • Mín.: 16°
  • Máx.: 37°



Sites de Colunistas

CIÊNCIA

CULTURA

ECONOMIA

EDUCAÇÃO

ELEIÇÕES AMERICANAS

ESPORTES

MULHER

MUNDO

PAÍS

RIO

SÃO PAULO

TECNOLOGIA

VIAGEM

VIVER MELHOR

Busca por
palavra-chave:
Marcos Cavalcanti

A sociedade do conhecimento no seu dia-a-dia


Enviado por Marcos Cavalcanti -
24/8/2008
-
22:24

O petróleo, o bum bum e as calças

Seria cômica, se não fosse trágica, a proposta de se criar uma nova estatal para explorar as reservas de petróleo no pré-sal.

As imensas reservas só têm valor se CONSEGUIRMOS TIRAR O PETRÓLEO de onde ele está, há mais de 7000 metros de profundidade e 230 quilômetros da costa! Nunca ninguém conseguiu fazer isto e mesmo a Petrobras, que é a empresa líder no mundo em extração de petróleo em águas profundas, tem diante de si um enorme desafio tecnológico! Para estas reservas se transformarem, de fato, em RIQUEZA para o país, será preciso muito investimento e, sobretudo, muita COMPETÊNCIA e CONHECIMENTO! Tudo o que a nova estatal CERTAMENTE NÃO VAI TER!!!!

Como ela vai obter este conhecimento? Vai tirar todos os engenheiros e geólogos da Petrobras????? Isto seria, obviamente, de uma burrice extraordinária! Até porque o conhecimento da Petrobras, embora esteja nas cabeças de seus engenheiros e técnicos, também está nos processos, sistemas e estruturas organizacionais desenvolvidas durantes anos, e que geraram, inclusive, centenas de patentes. A credibilidade junto aos financiadores, fornecedores e todo o mercado do petroleo internacional também é propriedade da Petrobras e não se transferirá para a nova estatal, que tanto faz brilhar os olhos do Ministro Lobão (o nome é super apropriado!).

Os argumentos apresentados pelos defensores da nova estatal não se sustentam. Dizem que cabe a Petrobras servir ao Brasil e não o contrário, e que a empresa tem boa parte das suas ações nas mãos de investidores internacionais. É verdade! Mas quem indicou o presidente da Petrobras? O presidente Lula! O Governo detém 55% do controle da Petrobras e cerca de 40% do valor econômico da empresa. Se deseja aumentar esta participação, basta aumentar seu investimento na empresa o que, aliás, já foi proposto pela direção da Petrobras. O discurso nacionalista não cabe, portanto.

O outro argumento é de que devemos criar uma nova empresa para que "o lucro do pré-sal seja investido na educação" (Ministra Dilma). E aí me lembrei do tio Lauro, um tio que eu adorava, que contava sempre ótimas histórias e com quem aprendi muito palavrão. Me lembro dele me dizendo (com palavras um pouco diferentes das que uso aqui neste respeitável blog): "meu filho, não tem nada a ver o bum bum com as calças... São coisas diferentes, com funções diferentes e que limpamos de forma completamente distintas!"

Pois é, claro que é uma ótima idéia usar o lucro da exploração do pré-sal na educação! Mas o que tem isto a ver com a criação de uma nova estatal??? Nada!!! Uma coisa é bum bum, a outra é calça! O Brasil realmente não merece esta lambança!

 

 


Enviado por Marcos Cavalcanti -
20/8/2008
-
21:02

Eu tive dengue!

A propaganda eleitoral gratuita começou esta semana no rádio e na TV e não pude resistir a tentação de assistir aos programas na TV. Resquícios talvez dos meus tempos de militante na política estudantil, ou uma tentativa desesperada de encontrar candidatos sérios que nos dêem alguma esperança no futuro de nossas cidades. O que vi foi desanimador. A mesma lenga-lenga de sempre. Discursos pré-fabricados, as mesmas caras de cera fazendo discursos sem alma, seguindo as orientações dos marqueteiros de ocasião.

No entanto, uma das propagandas me chamou a atenção. A do candidato Filipe Pereira, de um certo PSC (Partido Social Cristão). Nos seus escassos segundos, o bravo Filipe apresentou o seu currículo e a primeira coisa que ele falou foi: EU TIVE DENGUE!! Isto agora virou currículo que credencia alguém a ser prefeito. É ou não sensacional???

Quero então dizer que além de dengue, já tive hepatite, cachumba, catapora e sarampo! Nestas eleições não vai dar para concorrer. Quem sabe na próxima?


Enviado por Marcos Cavalcanti -
13/8/2008
-
17:25

Pode pagar com um sorriso

"Vivemos em um mundo onde precisamos nos esconder para fazer Amor, enquanto a violência é praticada em plena luz do dia!" John Lennon

Justamente em meio à polêmica sobre a decisão do Ministro Gilmar Mender de privilegiar Daniel Dantas com um habeas corpus sem análise prévia das instâncias inferiores da justiça (ver mensagem anterior neste blog), fui convidado para falar na Escola de Magistratura do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

Na saída do evento, estava parado num sinal na Rua do Acre, no centro do Rio, totalmente desligado do que estava se passando à minha volta e com o vidro do carro aberto, quando surge do nada um rapaz moreno, de bermuda e camiseta, com menos de 20 anos. O resto da história vocês podem imaginar...

 

O curioso é que vocês, assim como eu, imaginaram errado! O garoto jogou água e sabão no vidro do carro e começou a limpar sem que eu tivesse falado nada. Como estava totalmente sem dinheiro, disse que agradecia mas, por favor, não fizesse aquilo. A resposta dele me desconcertou: sorrindo com a boca e os olhos o menino falou: "o senhor pode pagar com um sorriso!"

Minha única reação foi retribuir o sorriso e desejar-lhe um bom dia! Saí dali completamente transtornado (pensando sobre o preconceito e as defesas que nos impedem de ver as pessoas diferentes de nós), mas feliz, acreditando na vida, nas pessoas e mais do que nunca entendendo a frase do Mário Quintana de que o sorriso enriquece os recebedores sem empobrecer os doadores!

Ao meu guri da rua do Acre o meu eterno MUITO OBRIGADO!!!

 

 


Enviado por Marcos Cavalcanti -
11/8/2008
-
9:30

Repetir uma mentira mil vezes

Se você não tiver uma boa verdade, repita mil vezes uma mentira que ela se tornará verdade. A conhecida frase de Joseph Goebbels, Ministro da Propaganda do nazismo, veio à minha mente quando li o artigo de Renato Pacca (que escreve o blog "Traduzindo o Juridiquês", aqui no Globo OnLine) no jornal O Globo de hoje.

A estratégia do artigo é clara: associar o ministro Gilmar Mendes à defesa do princípio do habeas corpus, como se os que criticaram sua decisão fossem contra este direito democrático e a presunção de inocência, e a favor do Estado Policial!!! Segundo ele, "As manifestações pedindo o impeachment do presidente do STF (Gilmar Mendes, n.r), assim como as listas e os abaixo-assinados propagados por inúmeras entidades de classe demonstram que uma parte do Judiciário embarcou no Estado policial, abdicando do Estado judicial..." . No artigo, Renato considerou que as decisões de Gilmar Mendes são "duas pérolas jurídicas, fundamentais ao estado democrático de direito.... claras e objetivas como deveriam ser todas as decisões judiciais"... E o pior é que ele estava falando sério!!!

Ao agir desta forma, nosso colega de Globo OnLine tenta fugir do verdadeiro debate: por que o Ministro acatou o pedido de habeas corpus SEM QUE AS INSTÂNCIAS INFERIORES DO JUDICIÁRIO TIVESSEM SE PRONUNCIADO? O direito de habeas corpus e a presunção de inocência ("todos são inocentes até prova em contrário") são dois princípios essenciais da democracia. O que se questiona é porque, NO CASO DO DANIEL DANTAS o MINISTRO GILMAR MENDES atropelou as instâncias judiciais e concedeu o habeas em tempo recorde, o que NENHUM OUTRO CIDADÃO CONSEGUIU ANTES DELE!

Será que qualquer um de nós tem hoje o direito de conseguir que o Supremo julgue DIRETAMENTE, SEM PASSAR PELAS INSTÂNCIAS INFERIORES DO JUDICIÁRIO, um pedido de "habeas corpus"???? CLARO QUE NÂO!!! Vamos ter que passar pelas diversas instâncias do judiciário, num processo que pode levar dias. PORQUE DANIEL DANTAS TEVE ESTE PRIVILÈGIO???? O Ministro Gilmar Mendes e Renato Pacca conhecem algum outro caso em que o HABEAS FOI CONCEDIDO PELO SUPREMO, DIRETAMENTE, EM MENOS DE 5 HORAS (como foi neste caso)?????

Mas para fugir da verdade, joga-se esta cortina de fumaça, tentando livrar a cara do Ministro. É a tentativa de se ocultar a verdade, repetindo-se uma falácia mil vezes. Goebbels não faria melhor!

 

 


Enviado por Marcos Cavalcanti -
8/8/2008
-
9:05

Isto deve querer dizer alguma coisa!

Hoje é o dia 08/08/08, são  8h e 8 minutos e a placa do meu carro é 0808!!!!!

Isto deve querer dizer alguma coisa!

Alguém sabe o que é?????????


Histórico do Blog

2008:

Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez


2007:

Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez