Ir para conteúdo



O Globo Online

Rio

 Clique para assinar O Globo

Previsão do Tempo

solnuvens

Rio de Janeiro
Outras cidades

  • Mín.: 17°
  • Máx.: 39°



Enviado por Guilherme Botelho -
12.9.2008
| 21h00m
Barra

Av. das Américas terá meia pista fechada no sábado

A partir do primeiro minuto deste sábado, dia 13, até as 4h de segunda-feira, dia 15, meia pista lateral da Avenida das Américas, no sentido Recreio dos Bandeirantes, será fechada ao tráfego de modo alternado, entre as pistas da Avenida Ayrton Senna (alça norte do contorno da rótula), em frente à cabine da Polícia Militar, na Barra da Tijuca.

A interdição será feita para facilitar a instalação das redes de águas pluviais que vão servir a Cidade da Música Roberto Marinho.


Enviado por leitor Fábio Delduque Lima -
12.9.2008
| 19h50m
Zona Norte
EU-REPÓRTER

Buraco na pista obriga motoristas a desviarem pela calçada no Cachambi

Foto enviada pelo leitor Fábio Delduque Lima

Um buraco na Rua Álvares de Azevedo, no bairro do Cachambi, obriga motoristas a desviarem pela calçada, congestionando o trânsito e danificando veículos. Passo todos os dias por esta rua e este buraco passa mais tempo aberto do que fechado. Depois de longo período em que o buraco ocupava as duas pistas, foi fechado, passou três semanas coberto e agora faz quase um mês que encontra-se aberto (foto). O desvio pela calçada acontece no lado oposto ao sentido do trânsito de onde a foto foi tirada. No sentido de onde a foto foi tirada sobra apenas o espaço para a passagem de um veículo de passeio, no caso de caminões e ônibus, estes têm de obrigatoriamente cair no buraco, parando o trânsito no local.

Este texto foi escrito por um leitor. Quer participar também e enviar sua notícia para o Eu-Repórter? Clique aqui!


Enviado por Priscila Keller -
12.9.2008
| 18h39m
Ilha
ESPECIAL 441 ANOS

A passagem da família real


Quando a Companhia Santa Cruz, em 1903, adquiriu do Coronel Elias Antônio de Moraes a Fazenda Conceição, para transformá-la no atual Jardim Guanabara, certamente o Palacete já existia naquele local. A data de sua construção não é precisa, mas é do tempo do império. De acordo com o historiador Jaime Moraes, com a inauguração da ponte em 1949, o palácio passou a ser utilizado como sede da Companhia Imobiliária Santa Cruz. 

-O Palacete tinha a parte externa revestida de tijolos, as salas eram amplas e os corredores largos chamavam a atenção de todos que chegavam ao local. Nos jardins internos existiam alguns pés de fruta. O porão, com estruturas em arco, era elevado o bastante para que se pudesse andar confortavelmente em pé. Aliás, neste porão, no início dos anos 40, funcionou a Delegacia de Polícia da Ilha, que tinha sido despejada, por falta de pagamento, do imóvel que ocupava na Rua Formosa, no Zumbi - conta.

Segundo Moraes, um dos quartos tinha uma enorme cama com dossel, que teria sido utilizada por D. Pedro II durante suas visitas à Ilha. A localização exata do antigo palacete é muito fácil: ocupava toda a área frontal na Praça Eduardo Cotching, atual Jerusalém, desde a Rua Uça até a Rua Cambaúba. Também ficava ao lado da Igreja de Nossa Senhora da Conceição.

- Há uma história de que o palacete teria sido construído e ofertado pelos frades, que ocupavam a região do Galeão, para servir de morada a Dom João VI. Há comprovação de que D. João recebeu de presente dos monges Beneditinos uma moradia, porém situada a cerca de um quilômetro do convento, localizado nas proximidades da atual Escola João Luiz Alves, no Galeão. Esta versão é corroborada pelo fato de resistir até a década de 50, um abrigo em alvenaria, destinado a guarda de animais de caça e que posterior-mente serviu como cadeia pública , já no tempo de D. Pedro II - explica.

O Palacete foi demolido no final da década de 50.

Leia, amanhã, mais uma história sobre o bairro


Enviado por Bairros.com -
12.9.2008
| 17h33m
Zona Sul
memória visual - correção

Leitor manda foto correta de esquina em Ipanema

Foto enviada pelo leitor Marcos Mayor

No dia 26 de agosto, quando publicamos a foto atual de uma esquina de Ipanema retratada em 1978, na seção Memórial Visual, alguns leitores escreveram avisando que havia um engano. A foto antiga mostrava a  esquina das ruas Maria Quitéria com Barão da Torre, e a imagem atual, a da Avenida Visconde de Pirajá com Maria quitéria. Nesta sexta-feira, o leitor Marcos de Mayor enviou a foto atual correta do local. Aqui vai a carta dele:

"Esta coluna cometeu um engano ao publicar a resposta do "Memória Visual" da semana de 26.08.2008. A foto publicada, incorretamente, como a foto atual, trata-se da Av. Visconde de Pirajá com Maria quitéria.
Estou encaminhando para esta coluna a foto correta, Rua Maria Quitéria com Rua Barão da Torre, em Ipanema.

Felizmente é uma área de muitas árvores, como poucas ruas do Rio de Janeiro, mas mesmo assim é possível fazermos a comparação com a foto antiga.

Aproveito para parabenizar esta coluna pelas excelentes fotos antigas do Rio de Janeiro, tanto da Zona Norte quanto da Zona Sul, que tanto têm divertido e aguçado a curiosidade dos leitores.

Abraço,
Marcos"


Enviado por leitor Alexandre Lucas Rezende Cordeiro -
12.9.2008
| 16h35m
Niterói
EU-REPÓRTER

Ônibus da linha 61 não param em ponto em Icaraí

Quem precisa pegar o 61 (Venda da Cruz - Icaraí) na Praia de Icaraí ou na Rua Presidente Backer, indo em direção ao Hospital Antonio Pedro, vai ter que contar com a sorte: quando os motoristas se dignam a parar no ponto, ou o fazem no meio da rua ou a uma distância grande do passageiro que solicitou a parada. Na maioria das vezes, porém, o que acontece é que sequer se dão ao trabalho de parar, seja aproveitando que há outros ônibus parados (eles assim passam "por fora"), seja apontando para trás, sinalizando "pegue o que vem a seguir" - que ou demora um tempo enorme ou também não se dá ao trabalho de parar. Já reclamei com a companhia e com os órgãos "competentes" VÁRIAS vezes e até agora nada.

Este texto foi escrito por um leitor. Quer participar também e enviar sua notícia para o Eu-Repórter? Clique aqui!


Enviado por Duilo Victor -
12.9.2008
| 15h20m
Zona Norte

Basílica do Méier celebra seu centenário

Basílica do Imaculado Coração de Maria FOTO: Bia GuedesA Basílica do Imaculado Coração de Maria, no Méier, completa cem anos esta semana. A igreja, famosa pela fachada em tijolinhos e os arcos em forma de ferradura - típicos da arquitetura mourisca - está em festa até o domingo, quando será celebrada missa solene presidida pelo cardeal-arcebispo do Rio, Dom Eusébio Scheid. O endereço é a Rua Coração de Maria 52. Confira a programação:

Sexta-feira - Tema : "Maria, a jovem de Nazaré"

19h - Missa solene presidida pelo Pe. Carlos Antonio Pereira

20h30 - Apresentação das bandas Canto Novo e Inspiração Divina

Sábado - Tema: Maria, Mãe e ternura

14h- Apresentação da Banda do Colégio Imaculado Coração de Maria (CICM). Oficina de Artes. Apresentação dos corais infantis do CICM e Pio XII e atividades infantis.

17h - Missa solene presidida pelo Pe. Valdir Mamede

Domingo -Tema: "Cem anos a serviço da vida"

6h - Alvorada Festiva

7h, 8h30, 10h - Missas dominicais

12h - Almoço do centenário

15h - Apresentação da Banda de Concerto da Faetec-Cetep de Marechal Hermes

18h - Missa solene presidida pelo cardeal-arcebispo do Rio, Dom Eusébio Scheid.

20h- Confraternização


Enviado por Priscila Keller -
12.9.2008
| 14h39m
Ilha

Reggae agita o Aterro do Cocotá

Para quem curte reggae, as bandas insulanas "Mandigueiros", "Rocha de Davi" e "Klauss da Plebe" vão se apresentar nesta sexta-feira, dia 12, na Lona Cultural Renato Russo. O show começa às 20h e o ingresso custa apenas R$ 4,41.  A lona fica no Parque Manoel Bandeira, Aterro do Cocotá. Informações pelo telefone 3363-8324.


Enviado por leitora Bianca Martins da Silva -
12.9.2008
| 13h41m
Centro
EU-REPÓRTER

Trecho da Rua da Alfândega está abandonado

A Rua da Alfândega, mais precisamente na altura entre a Rua Uruguaiana e a Avenida Rio Branco, está abandonada. O mal cheiro impera, há buracos e mendigos por toda parte, e no sábado a situação piora, pois o movimento diminue e a sensação de insegurança aumenta. Sem falar num problema geral do Centro do Rio que é o pinga-pinga de ar-condicionado.

Este texto foi escrito por um leitor. Quer participar também e enviar sua notícia para o Eu-Repórter? Clique aqui!


Enviado por Bairros.com -
12.9.2008
| 12h43m
Zona Norte

Tira-dúvidas sobre gravidez

O Hospital Balbino, em Olaria, vai sediar um encontro de gestantes no próximo sábado, das 9h às 16h30. A vantagem é que a inscrição é gratuita e pode ser feita no telefone (21) 3977-2114. Esta será a nona edição da reunião, que vai tirar dúvidas sobre as mudanças no corpo da mulher, o parto, a amamentação e os cuidados com a alimentação do bebê. A equipe de tira-dúvidas é ampla:  o ginecologista e obstetra Luiz Augusto Santana, o pediatra Antonio Carlos Turner, a nutricionista Andréia Ricardo, a fisioterapeuta Marcela Araújo e a enfermeira Cristiane Mello. O enredeço do Balbino é a Rua Angélica Mota 58, 2º andar – Olaria.

 


Enviado por Flavia Lima -
12.9.2008
| 11h45m
Zona Oeste

Arte e Bossa Nova em Campo Grande

Os 50 anos da Bossa Nova são o tema da décima edição do Festival Express'arte, que será realizado hoje na Escola Santa Bárbara, em Campo Grande. Produzido pelos alunos, o festival é dividido nas categorias poesia, teatro, dança e música. Tradição no bairro, O Express'arte tem como objetivo incentivar a cultura jovem. A Escola Santa Bárbara fica na Rua Professor Carlos Boisson 363. A partir das 18h. Ingressos a R$ 5.


Enviado por Bairros.com -
12.9.2008
| 10h39m
Zona Sul
memória visual

O sobrado da foto fica no Flamengo

Foto: Arquivo O Globo Foto: Angelo Antônio Duarte - O Globo

O sobrado da foto de 1987 fica na Rua Dois de Dezembro, no Flamengo. O prédio continua lá, apenas um pouco mais degradado. Infelizmente, não foi possível fazer a foto atual exatamente do mesmo ângulo que a primeira, já que uma caçamba de entulho de obras  ocupava a calçada no lado oposto. Toda quarta-feira, o Bairros.com publica uma foto antiga de algum ponto da Zona Sul para testar sua memória visual. A imagem desta semana já está no ar: clique aqui para ver e dê o seu palpite. O resultado será publicado primeiro no GLOBO-Zona Sul. Boa sorte!


Enviado por Ludmila Curi -
12.9.2008
| 9h42m
Tijuca

Carteado sem teto na Saens Peña

 

Foto de Letícia PontualNa última terça-feira, uma cena dava pena na Praça Saens Peña. Rimas à parte, partia o coração ver os idosos que há tempos freqüentam o lugar distribuindo baralho debaixo d'água. Um deles abriu o guarda-chuva para não interromper a partida, mas foi pouco. O parceiro resolveu improvisar uma cobertura com um tapume de obra (veja na foto) - o que também não deu muito certo.

Eles ficaram literalmente sem teto há uma semana - quando a pérgula que abriga o carteado começou a ser preparada para reforma. À frente das obras estão a subprefeitura da Tijuca e Adjacências e a Comlurb, que entrou com a mão-de-obra.

— Falaram que iam botar as telhas no sábado, mas até agora nada —  reclamou o aposentado Carlos Alberto Santos, que também reivindicou um banheiro para atender aos idosos. 

O subprefeito Vinícius Chueri explica que o contratempo foi causado por um atraso na entrega do material.

— O teto antigo sempre quebrava, então a gente resolveu fazer uma obra definitiva. Decidimos mudar o caimento e o tipo de cobertura, mas as telhas demoraram a chegar de São Paulo. Ficamos uma semana esperando. Hoje o telhado já está sendo colocado. A previsão é entregar a obra em 15 dias.

Vamos torcer!


Enviado por Marcelle Araujo Assumpção -
12.9.2008
| 8h46m
Barra
OPINIÃO DE LEITOR

Aumentam assaltos em rua tranqüila e mal iluminada na Freguesia

A Rua Araguaia, na Freguesia, considerada um dos pontos mais nobres do bairro, era também uma rua
tranqüila e residencial. Digo ERA porque, de uns tempos para cá, tem crescido o número de assaltos nesta rua. Outro dia, em menos de 30 minutos, duas pessoas foram assaltadas. Os moradores estão com medo. A rua é muito mal iluminada e tem pouco movimento, o que facilita a vida dos ladrões.

Em uma cidade como o Rio de Janeiro,  eu acho até pretensão demais pedir policiamento para nossa rua, mas se  possível, gostaria somente que a rua fosse mais iluminada. Claro que luz  não dá segurança, mas, sendo redundante, já é uma luz... Quem sabe a luz no fim do túnel que estamos querendo para esperar que com a rua mais iluminada os ladrões fiquem mais "inibidos" de atuar.


Enviado por Bairros.com -
11.9.2008
| 21h50m
Zona Sul

Café esotérico é inaugurado em Copacabana

A rede Tostare Café escolheu Copacabana para inaugurar sua 21ª filial no Brasil nesta sexta-feira, dia 12, às 19h. A loja é a primeira cafeteria vinculada à cultura do esoterismo no Brasil e a segunda da América Latina. O Tostare Café Esotérico aposta nos 28 drinques preparados com café e na variedade de comidinhas e sanduíches. E promete ainda música ao vivo, atendimentos com tarô, baralho cigano, radiestesia, astrologia convencional e chinesa, venda de livros e outros artigos. Além de promover cursos, palestras e debates relacionados à área esotérica.

Quem participar do coquetel de inauguração ganha um frapê de café e poderá acompanhar um show de MPB à voz e violão e uma palestra sobre relacionamentos. A loja fica na Rua Xavier da Silveira 28, próximo ao Metrô Cantagalo, e funciona de segunda a sábado, das 9h às 21h. Mais informações pelo telefone (21) 2267-0392.


Enviado por Maria Martha Arruda -
11.9.2008
| 20h00m
Barra

Aniversário do Néctar

Uma das casas de rock mais tradicionais do Rio, comemora 19 anos neste sábado, dia 13, com uma festa a partir das 23h. O Néctar, em Vargem Grande, que promove shows do gênero e dá uma força para a cena carioca há quase duas décadas, sopra as velinhas com a banda Rockstória e seu repertório de Beatles e clássicos dos anos 60 e 70. O show terá participação especial do grupo de rockabilly Tennessee Bourbon. Durante a apresentação serão exibidas no telão cenas de algumas das apresenstações mais importantes ocorridas no espaço desde sua fundação. O Néctar fica na Estrada dos Bandeirantes, 22.774.


Enviado por Priscila Keller -
11.9.2008
| 18h41m
Ilha
ESPECIAL 441 ANOS

Surto de febre amarela

No final da década de 20, o Rio foi assolado por uma epidemia de Febre Amarela, que também atingiu a população insulana. Então, o artista Galdino Guttman Bicho, morador da Ilha, inovou as técnicas de pintura e colou 11 telas nas paredes do antigo posto de saúde, onde funciona o atual Centro de Apoio Psicosocial Ernesto Nazareth. No local, retratou cenas de aleitamento e combate à Febre Amarela na Ilha. 

De acordo com o pesquisador Jaime Moraes, várias providências foram tomadas inclusive a vacinação em massa e a aplicação de inseticida em quase todas as residências.

- Guttmann Bicho era um defensor das riquezas naturais da Ilha e apresentou-se voluntariamente para exercer as funções de “mata-mosquitos", além de tentar resolver os conflitos entre a população e os funcionários da saúde pública - explica Moraes.

O artista ainda é pouco conhecido, mas está relacionado a história do bairro na década de 30. Em 1928 , ele também retratou a paisagem rural da Ilha em sua obra intitulada “ Mangueiras em Festa “.

- As mangueiras floridas, os gansos e o casario nos fazem retroceder ao tempo em que a região da Freguesia era algo maravilhoso - comenta.

As obras do artista foram tombadas pelo patrimônio e estão expostas na Avenida Paranapuan 435, Freguesia.  


Leia, amanhã, mais uma história sobre o bairro


Enviado por leitora Bárbara Braga -
11.9.2008
| 17h39m
Zona Oeste
OPINIÃO DE LEITOR

Moradores pedem socorro para a Avenida Brasil

Os moradores da Zona Oeste pedem socorro para a Avenida Brasil! São vários pontos de escuridão total. Os buracos na pista são uma constante e, sem iluminação, os motoristas estão sujeitos a inúmeros prejuízos. Ou caímos em um e estragamos o veículo, ou andamos mais devagar e somos assaltados por bandidos que aproveitam a escuridão absoluta!


Enviado por Bairros.com -
11.9.2008
| 16h20m
Zona Sul

O casal que vem reflorestando o Pão de Açúcar há 15 anos

Interpelados com três mudas de pau-brasil nas mãos, Nóbile e Satica Bulhões ouviram de um oficial do Exército que os esforços de reflorestamento do Pão de Açúcar seriam em vão. Vários outros já tinham tentado e desistido, o militar dissera. Hoje, 15 anos depois, vê-se que o oficial errou na previsão. Semeando muda por muda, eles chegaram a uma marca histórica: replantaram cerca de 12 mil árvores, recuperando uma área de quase 50 mil metros quadrados. Um trabalho solitário, quase anônimo, que começava antes do dia clarear e só acabava à noite.  A motivação dos dois não foi fama ou dinheiro; apenas um sentido inequívoco de dever.

Nóbile Bulhões cresceu no cerrado, numa área seca entre Milagres e Jequié, a quase 400 quilômetros de Salvador, na Bahia. Já na infância, a escassez de vegetação preocupava, e, com 4 anos, ele plantou sua primeira árvore. Satica é filha de imigrantes japoneses que vieram trabalhar nas colheitas do Brasil. Como o marido, sempre achou que o mundo seria melhor se fosse mais verde. A reportagem de Gabriela Temer, publicada nesta quinta-feira no GLOBO-Zona Sul, conta a história desse casal. Assinantes podem ler a íntegra no Globo Digital.


Enviado por leitor Luis Antonio Lameira de Sampaio -
11.9.2008
| 14h40m
Tijuca
OPINIÃO DE LEITOR

Praça de alimentação a céu aberto na Rua Ibituruna

É impressionante o descaso das autoridades municipais com relação ao Código de Posturas na Tijuca. Vou relatar um dos casos, entre inúmeros que ocorrem a toda hora. Na Rua Ibituruna está instalada a Universidade Veiga de Almeida. Na confluência dessa rua com a General Canabarro, diversos camelôs de comida - com barracas, mini-vans e etc - vendem de tudo para os alunos (desde cerveja??? a churrasco e cachorro-quente) fazendo da rua uma verdadeira praça de alimentação a céu aberto. O problema, além da falta de fiscalização, é que de tanta gente sentada comendo e bebendo, e também fazendo suas necessidades na rua mesmo, só há passagem para um veículo de cada vez na via, que é ainda mais prejudicada pelo ponto de táxi que ali se instalou para aumentar a confusão. Resultado: engarrafamento, buzinas, barulho de carros acelerando, fumaça em excesso, tudo causado pela retenção promovida pela reunião das pessoas em torno dos pontos de comida e bebida. É impressionante. Queremos providências das autoridades!!!!!

 


Enviado por Paula Dias -
11.9.2008
| 13h36m
Zona Sul

Exemplos de privatização do espaço público

Cones na Rua Teresa Guimarães, em Botafogo / O Globo (Hipólito Pereira)

Basta circular um pouco para reparar que a cidade está repleta de cones. Na maioria das vezes, eles são colocados em frente a estabelecimentos comerciais de grande movimento, para organizar o acesso de frequentadores ou reservar vagas para os clientes. Apesar de corriqueira, a prática é proibida pela prefeitura e considerada gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro.

Para discutir o problema, que se caracteriza como uma espécie de privatização do espaço público, o GLOBO-Zona Sul fotografou alguns pontos onde o problema é mais gritante. Botafogo aparece como o bairro que mais concentra exemplos da irregularidade: os cones são figurinhas fáceis nas ruas Voluntários da Pátria, Álvaro Ramos e Teresa Guimarães, por exemplo. Leia aqui a matéria na íntegra e conheça o posicionamento do governo municipal sobre o assunto.


Enviado por Guilherme Botelho -
11.9.2008
| 12h34m
Barra

Mercadão de Jacarepaguá faz um ano

Foto: Bia Guedes

 Ainda não conhece o Mercadão de Jacarepaguá? Localizado na Estrada dos Bandeirantes 1.430, o centro comercial completou um ano este mês e oferece de tudo um pouco: praça de alimentação, bancos, lojas variadas e diversos eventos gratuitos de segunda à segunda (clique aqui e confira a programação).

A secretária Sônia Maria Rodrigues, freqüentadora assídua, é só elogios:

— Não tenho do que reclamar. Aqui faço compras, pago as contas, tem tudo!

Foto: Bia Guedes

Quer saber o que os visitantes e os lojistas estão achando do mercadão? Então leia no GLOBO-Barra desta quinta-feira ou então acesse O GLOBO Digital (somente para assinantes).

E você, já visitou o Mercadão de Jacarepaguá? O que achou? Deixe aqui a sua opinião.


Enviado por leitor Theotonio Barcelos Terra -
11.9.2008
| 11h31m
Zona Norte
EU-REPÓRTER

Meninos de rua atacam com espetinhos de churrasco em São Cristóvão

Em São Cristóvão, nos pontos de ônibus próximos ao Largo da Cancela imperam os assaltos aos transeuntes. Meninos de rua, de posse de espetinhos de churrasco, cercam as pessoas, normalmente mulheres, as espetam, e levam seus pertences. Não estamos vendo providências das autoridades. Os menores infratores estão sempre por ali. Pelo menos, que sejam colocados policiais no local para nos proteger. Isso normalmente ocorre após as 21h.

Este texto foi escrito por um leitor. Quer participar também e enviar sua notícia para o Eu-Repórter? Clique aqui!

Já foi vítima desses menores ou já presenciou um ataque? Conte-nos!


Enviado por Ludmila Curi -
11.9.2008
| 10h35m
Tijuca

Um bairro marcado pela história e pela violência

Foto de Letícia PontualO Catumbi fez 240 anos em julho e está na capa do GLOBO-Tijuca de hoje. Mesmo sendo um dos bairros mais antigos do Rio, o lugar tem pouco o que comemorar. Do passado nobre, de casarões vistosos que serviam de moradia para fidalgos, e de berço do samba, sobrou apenas a lembrança de uma época que parece teimar em ficar para trás. Cercado por favelas, o local abriga hoje poucas famílias e um pequeno centro comercial. Alguns imóveis históricos foram invadidos, e as pracinhas estão abandonadas, tornando-se moradia para a população de rua. Uma realidade que destoa de sua pioneira história. E isso para não falar da violência, que traz uma grande sensação de insegurança aos moradores, hoje testemunhas de conflitos entre comunidades dominadas por facções diferentes. Veja, na foto, uma cena que traduz a dualidade do bairro: a marca de um tiro ao lado de uma janela de época. Assinantes podem ler a íntegra da reportagem aqui.


Enviado por Maria Martha Arruda -
11.9.2008
| 9h38m
Barra

Parabéns Jacarepaguá!

Engana-se quem pensa que Jacarepaguá é apenas a terra dos grandes condomínios de mansões, do crescimento imobiliário, do trânsito caótico e do comércio em expansão. A mesma área que abriga tantos subairros diferentes, como Freguesia, Praça Seca e Taquara, tem espaço também para a maior floresta urbana do mundo, igrejas dos tempos do Brasil-Colônia e vilas do início do século passado.
No aniversário de 414 anos de Jacarepaguá, o GLOBO-Barra presta sua homenagem mostrando o lado bucólico e tradicional de um dos maiores bairros do Rio. Lá ficam o Parque da Pedra Branca (que desbanca a Floresta da Tijuca  no posto de maior área verde urbana do planeta), inúmeras vilas de onde moradores não arredam pé há mais de 30 anos e igrejas como a Nossa Senhora do Loreto, construída há mais de três séculos e tombada pelo estado.  Nesta edição especial, você pode conferir o lado tradicional de um bairro que recebe o progresso de braços abertos sem deixar suas raízes de lado.

Leia a reportagem na íntegra hoje, no GLOBO-Barra, ou então no Globo Digital (somente para assinantes).


Enviado por leitor Marcelo Pernambuco Rodrigues -
11.9.2008
| 8h41m
Niterói
OPINIÃO DE LEITOR

Som alto de boate incomoda moradores em Itaipu

O som alto de uma boate em Itaipu está incomodando as pessoas. Para quem mora do outro lado da rua, o barulho é ainda maior.  Outro problema é que os freqüentadores saem de madrugada falando alto, gritando e buzinando. Uma total falta de respeito com as pessoas que moram na vizinhança. Onde está a fiscalização? Onde está o policiamento para conter os vândalos?

O Bairros.com pergunta: Que barulho te incomoda mais? Vote aqui!


Enviado por Bairros.com -
10.9.2008
| 20h50m
Ilha

Operação Sorriso faz 94 cirurgias corretivas de lábio-leporino

A Operação Sorriso, ONG que fez mutirão de cirurgias gratuitas de lábio-leporino no Hospital do Fundão, na Ilha do Governador, realizou 154 procedimentos médicos gratuitos em uma semana. Ao todo, 94 pacientes, a maioria crianças, passaram por cirurgia corretiva de lábio-leporino e fenda palatina. Oito estados brasileiros já foram beneficiados com o programa: Goiás, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Rio Grande do Norte, Pará e Ceará, mudando a vida de 2539 crianças e adolescentes no Brasil. Esse foi o primeiro programa no estado do Rio de Janeiro. A organização foi destacada no relatório anual da UNICEF deste ano e premiada como colaboradora na proteção dos direitos das crianças portadoras de necessidades especiais.

 


Enviado por Renata Leite -
10.9.2008
| 19h30m
Tijuca

Fernando Gabeira na ABO

Fernando Gabeira estará na Associação Brasileira de Odontologia, ABO-RJ, na quinta-feira, dia 11, às 17h. O candidato à Prefeitura do Rio irá conhecer a situação da saúde bucal do carioca e as opiniões dos dentistas sobre as necessidades de investimento e política pública para o setor. O evento é aberto ao público.

A ABO-RJ fica na Rua Barão de Sertório 75, no Rio Comprido.


Enviado por Rafael Galdo -
10.9.2008
| 18h24m
Niterói

Rodrigo Neves (PT) critica a gestão da Clin em encontro na Acec

Foto de Bia Guedes. Rodrigo Neves, ao centro, com representantes da Acec

O petista Rodrigo Neves criticou ontem a gestão da limpeza na cidade, a cargo da Clin, e disse que, se eleito, promoverá a despolitização da administração da companhia. Terceiro candidato à prefeitura de Niterói recebido pela Associação Conselho Empresarial de Cidadania (Acec, que reúne algumas das principais empresas e entidades do município), ele afirmou ontem que nos últimos cinco anos a autarquia esteve controlada pelo PPS, partido do candidato a vice-prefeito José Vicente, na chapa de Jorge Roberto Silveira (coligação União por Niterói). Ele se referia às indicações do ex-vice-prefeito, atualmente deputado estadual Comte Bittencourt (PPS), para a presidência da empresa. Mas não fez referências à recente gerência do PT na companhia, com o candidato a vereador Vitor Junior.

_ Temos que ter uma administração técnica, e não política. Esse controle traz prejuízos à manutenção da cidade _ afirmou Rodrigo. 

Os encontros na Acec estão sendo realizados sempre às terças-feiras, na Sede da Ampla. Paulo Eduardo Gomes (PSOL), no dia 16, e Edésio da Cruz Nunes (PHS), uma semana depois, completam a agenda. Jorge Roberto Silveira (PDT) e Gegê Galindo (PSDB) já participaram dos debates.

E você? O que acha das afirmações de Rodrigo Neves? Comente!

 


Enviado por Guilherme Botelho -
10.9.2008
| 17h27m
Barra

Desfile cívico interdita três vias na Taquara

No dia 11, três vias no bairro da Taquara, em Jacarepaguá, estarão interditadas ao tráfego para a realização de desfile cívico, das 8h às 13h. Serão elas: a Estrada dos Manaciais, entre a Praça Jauru e a Estrada da Soca; a Rua Lacaia e a Rua Relvado, entre a Rua Salinópolis e a Estrada da Soca.

Veículos de moradores e de emergência terão circulação livre nesses locais.


Enviado por leitor Gabriel Filgueiras Goulart -
10.9.2008
| 16h30m
Niterói
OPINIÃO DE LEITOR

Quatro dias de som alto em Icaraí

Totalmente fora dos padrões do aceitável o evento evangélico que aconteceu no Ginásio do Caio Martins, em Icaraí, durante o último fim de semana. Nada contra os evangélicos, mas tal evento teve duração de 4 dias, extrapolando qualquer limite de tolerância em relação à altura do som. Pessoas comuns, trabalhadoras, estudantes, idosos, crianças, enfim, ninguém teve sossego durante 4 dias, devido à falta de respeito dessas pessoas. Nem na segunda-feira houve trégua! É um verdadeiro absurdo um evento dessa magnitude acontecer numa das mais populosas regiões da cidade sem qualquer critério de razoabilidade e bom senso.

O Bairros.com pergunta: Que barulho te incomoda mais? Vote aqui!


Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 próximas

Histórico

2008:

Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez


O Bairros.com é produzido pela equipe dos jornais locais da redação do GLOBO

Fim do participe

Utilidade Pública

Encontre aqui o endereço, o telefone e o website do serviço público que você precisa mais próximo da sua casa

Serviço: